Saiba como se proteger dos principais golpes aplicados em idosos na internet

Graças a popularização de smartphones e das facilidades de aplicativos de mensagem como o WhatsApp, a internet é cada vez mais usada por pessoas com mais de 60 anos. Aproveitar as vantagens da tecnologia é ótimo. O problema é que, junto com toda essa atividade, cresceu enormemente também o número de golpes aplicados pela internet. E os idosos são os alvos preferidos dos criminosos. Uma pesquisa recente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou um aumento de 60% nos casos de golpes financeiros contra idosos durante a pandemia, sempre usando o smartphone ou computador como porta de entrada.

Veja abaixo uma lista dos golpes financeiros mais comuns e saiba como se proteger!

Phishing

É o nome dado para um golpe muito comum em que a pessoa recebe um link por email ou SMS que direciona para um site clonado. Pode ser um banco ou outras instituições solicitando atualização de informações de cadastro, resgate de pontos do cartão de crédito, entre outras. Qualquer dado pessoal ou informação fornecida nestes links vão diretamente para os golpistas.

Como se proteger:

  • Não forneça seus dados pessoais, especialmente senhas bancárias, em links que venham por email, SMS ou mensagens de WhatsApp – especialmente se vierem com essa mensagem de “atualização de cadastro”.
  • Desconfie de sites que terminam com “.com” em vez de “.com.br”. Os sites que não são registrados no Brasil são bem mais difíceis de serem rastreados.

Pedir dinheiro pelo whatsapp

Este golpe é um clássico! O criminoso cria um perfil no WhatsApp com a foto de um parente próximo e entra em contato com o idoso alegando que trocou o número de celular. Em seguida, vem um pedido de dinheiro, que deve ser feito rapidamente por transferência.

Como se proteger:

  • Se vier com o papo de “troquei de número de telefone”, desconfie! É muito importante entender que aplicativos como o WhatsApp são facilmente clonáveis. Portanto, ver a foto de um filho(a) ou neto (a) não garante que aquele perfil seja verdadeiro! Aliás, pelo contrário, se a pessoa enviar uma mensagem dizendo que trocou de número, fique alerta! E se vier um pedido de dinheiro em seguida, saiba que a chance de ser um golpe é de praticamente 100%.
  • Ligue para o parente para confirmar se ele realmente trocou de número e se realmente está pedindo dinheiro antes de fazer qualquer transferência! Não acredite em conversas que ficam apenas em mensagens de texto.
  • Faça perguntas que só aquele parente próximo saberia responder. Principalmente se não conseguir falar com a pessoa e a conversa seguir pelo WhatsApp.

 

Golpe da Receita Federal, Caixa Econômica e INSS

O criminoso entra em contato solicitando informações para fazer uma atualização de cadastro para recebimento de benefícios, pagamento de empréstimos ou para informar que há dívidas ou multas da Receita Federal. O objetivo aqui é conseguir dados pessoais da vítima, como dados bancários, endereço, CPF e qualquer tipo de senha. Esse golpe é mais comum via SMS, mas também pode vir por email ou até em ligação telefônica.

Como se proteger:

  • Instituições e bancos do governo nunca ligam ou enviam email para solicitar dados. Portanto, não responda a esse tipo de abordagem.
  • Desconfie da aparência do site. Apesar de parecer um site oficial, essa comunicação que pede atualização de dados para cadastro é falsa. Portanto, nunca preencha seus dados em sites que abrem a partir de links que venham por email, sms ou mensagem de WhatsApp.Siga a Fundação Britânica de Beneficência também no Instagram e no Facebook!


Golpe do suporte técnico

Neste golpe, o criminoso geralmente telefona para as vítimas e se identifica como responsável pelo suporte técnico de empresas de telefonia e internet ou de fabricantes de computadores e celulares. Eles pedem dados pessoais das vítimas e até solicitam uma autorização para ter acesso remoto ao seu computador ou seu celular.

Como se proteger:

  • Se a empresa oferecer suporte técnico, desconfie! Este serviço é sempre algo que o cliente solicita e nunca oferecido espontaneamente pelas empresas.
  • No caso de contato espontâneo da empresa, não forneça dados pessoais e nem permita acesso remoto a seu celular ou computador. Não clique em SMS com códigos que confirmem qualquer tipo de acesso ao seu aparelho ou que confirmem qualquer operação.

Golpe do boleto do convênio médico

Golpistas enviam boletos falsos para email das vítimas, que acabam pagando a “mensalidade” do convênio sem desconfiar.

Como se proteger:

  • Confira os números do boleto antes de pagar. Veja, por exemplo, se os números finais do boleto correspondem ao valor a ser pago. E se os números iniciais correspondem ao código do banco responsável pelo pagamento. Por exemplo, se for Banco do Brasil, deve começar com 001.
  • Confira se os seus dados pessoais, como nome e CPF, estão corretos no boleto.
  • Desconfie de qualquer alteração de valor ou na aparência do boleto.
  • Baixe o boleto pelo site da empresa responsável em vez de pagar algo que chegue diretamente em seu email.

COMO AJUDAR

MENSAL

ANUAL

ÚNICA

R$30,00

R$50,00

R$100,00

R$360,00

R$600,00

R$1200,00

R$30,00

R$50,00

R$100,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *