Teatro da Terceira Idade: apresentação da peça “Comida”

Convite da peça "Comida", escrita e protagonizada pelos participantes do nosso Centro de Convivência para Idosos (CCI) nas oficinas de Teatro da Terceira Idade.

“E você? Tem fome de que? De onde veio? Como veio parar aqui? Do que se lembra? O que deseja ainda construir? Qual sua melhor receita? Qual seu prato predileto? Como experimenta a vida? São algumas reflexões nesta aventura chamada TEATRO. Nesta montagem, o alimento semeado e colhido por mulheres do interior da Bahia é finalizado pela alquimia do master chef mágico cidadão do mundo que transforma a matéria prima em diversão, arte e saída para qualquer parte. De qualquer parte do mundo, de outra geração, cultura e história, chagamos aqui para enriquecer um Brasil Diverso. Somos Europeus, Asiáticos, Africanos e Latinos. Nos alimentamos de memórias e percalços. Somos recheados de experiência de vida e flambados com esperança, solidariedade, desejo por liberdade e por um mundo melhor.”

Ao iniciar nosso Centro de Convivência para Idosos (CCI) em outubro do ano passado, não podíamos imaginar que em menos de 9 meses apresentaríamos uma peça escrita e encenada pelos participantes da nossa oficina de Teatro da Terceira Idade.

No final do ano passado já havíamos organizado um Sarau da Maturidade, em que os idosos – em performances individuais e em grupo – cantaram, dançaram, declamaram textos e falaram sobre suas vidas para uma plateia de quase 50 pessoas. Mas partir disso para criar uma peça do zero foi um desafio enorme e que não sabíamos se conseguiríamos cumprir.

Sorte nossa que Yara Toscano, Professora e Diretora Teatral responsável pela oficina, topou o desafio e que os idosos se jogaram de corpo e alma nessa aventura, dispostos a encarar esse processo de 6 meses sem saber no que daria.

A peça “Comida”

Surgido da própria vivência e das ideias de nossos artistas, o texto da peça foi construído ao longo do primeiro semestre na oficina de Teatro da Terceira Idade, que acontece todas as manhãs de quinta-feira em nosso Centro de Convivência.

Animados com o sucesso do Sarau da Maturidade 2018, todos nós – equipe da Fundação Britânica, a professora Yara e os idosos – queríamos repetir e melhorar a experiência. E, após algumas conversas e ensaios, ficou claro para todos que o projeto deveria ir além da mera reprodução de uma peça já existente. Com isso, definimos que o texto seria criado pelos próprios participantes com base em suas experiências de vida e nas mensagens que gostariam de passar para o público.

Essa decisão se mostrou um acerto enorme: com um texto próprio, a motivação de todos aumentou e várias histórias passaram a ser compartilhadas com a intenção de transformá-las em cenas dessa peça em construção. E coube à Diretora juntar tudo numa história coesa e cativante, contando com a ajuda de Lucas Marques, Diretor Musical que se juntou ao projeto e ficou responsável pela banda e pelas músicas da peça.

Os ensaios do Teatro da Terceira Idade

A maior parte dos ensaios aconteceu no espaço do nosso Centro de Convivência para Idosos, na Cultura Inglesa do Butantã. Por 6 meses nos encontramos às quintas-feiras, das 8h45 às 12h, para lapidar o texto e ensaiar as cenas.

Com o tempo a peça foi tomando forma e chegando ao texto final, em que músicas, cenas líricas e mensagens profundas se uniram para transmitir uma ideia de “esperança, solidariedade, desejo por liberdade e por um mundo melhor”, como a sinopse de “Comida” afirma.

Esses ensaios nos mostraram que a peça só poderia ser apresentada em um teatro profissional. Por esse motivo, apelamos mais uma vez para a Cultura Inglesa, nossa parceira de primeira hora no projeto, que nos cedeu o teatro existente em sua unidade de Pinheiros para fazermos o ensaio e apresentação final da peça.

Esse ensaio final ocorreu na quinta-feira, dia 18 de julho, e serviu para que os atores se familiarizassem com o novo palco e entendessem a dinâmica da apresentação. Yara aproveitou para fazer alguns ajustes finais e contamos com a ajuda do Cristiano Andrade, responsável pelo espaço, para testar a iluminação, cenografia e outros detalhes.

Crédito das fotos: Alberto Travassos
Ensaio da Peça "Comida" | Teatro da Terceira Idade da Fundação Britânica de Beneficência
Para mais, veja o álbum do ensaio no Facebook

A apresentação de “Comida”

O dia 20 de julho chegou e, com ele, a apresentação da nossa peça. Os envolvidos chegaram mais cedo para ensaiar uma última vez e preparar figurino e maquiagem. Apesar do nervosismo e ansiedade, todos estavam muito animados e felizes com o momento, como vocês podem ver nas nossas fotos do camarim:

Crédito das fotos: Alberto Travassos e Magali Gonçalves
Peça "Comida" | Teatro da Terceira Idade da Fundação Britânica de Beneficência
Para mais, veja o álbum da peça no Facebook

E por volta das 17h15 a peça finalmente começou! Uma plateia de cerca de 75 pessoas, composta majoritariamente por convidados dos artistas e da Fundação Britânica, já estava em seus lugares prontos para ver a estreia do espetáculo e a primeira vez dos nossos atores num palco de teatro.

Na apresentação de “Comida”, que durou cerca de 45 minutos, vimos o resultado desse projeto incrível! A peça foi linda e acabou aplaudida de pé por todos os presentes. Foi uma tarde inspiradora, que nos deu a certeza de estarmos no caminho certo com nosso Centro de Convivência para Idosos.

Crédito das fotos: Alberto Travassos e Magali Gonçalves
Peça "Comida" | Teatro da Terceira Idade da Fundação Britânica de Beneficência
Para mais, veja o álbum da peça no Facebook

Agradecimentos especiais

Agradecemos a Cultura Inglesa, cujo apoio é essencial para a existência desse projeto. Um agradecimento especial para as equipes de Projetos Sociais, da unidade Butantã e da unidade Pinheiros, porque sem eles essa apresentação não teria acontecido.

Também agradecemos a Diretora-Professora-Oficineira Yara Toscano e o Diretor Musical Lucas Marques, que embarcaram nessa aventura conosco e puseram muito trabalho e dedicação na criação de “Comida”. E que, no dia, contaram com o apoio inestimável do Carlos Carvalho, do Cristiano Andrade, da Erika Dantas, da Marília Toscano, da Mirela Duarte, da Neide Dantas e da Patrícia White.

Contamos com a ajuda de alguns fotógrafos e cinegrafistas voluntários para registrar a peça, sem os quais não teríamos nenhuma foto ou vídeo desse momento especial. Nosso muito obrigado a Alberto Travassos, Ana Toscano, Heryck Monteiro, Magali Gonçalves e Osmar Araújo. Devemos a eles as fotos publicadas nesse artigo e no nosso Facebook e, também, um vídeo da peça que será divulgado em breve. E sem a Anne Speyer esse artigo jamais seria traduzido e publicado em inglês, por isso a agradecemos também.

E, por fim, temos que agradecer e parabenizar todos os participantes do Teatro da Terceira Idade. É inspirador vê-los todos os dias sem medo de aprender coisas novas: Alice Silva, Ana Barreto, Ângela Dias, Cleonice Nunes, Eliene Guimarães, Geoffrey Moss, Gloria Naranjo, Irene André, Leonilda Morioka, Lucia dos Santos, Marina Souza, Marjorie Shafferman, Nair Kokubum, Pamela Ford, Rene Cunha, Romano Perilla, Ron White, Rosa Nakahara, Rosana Lucky, Talita dos Santos, Vitor Guimarães e Yoshihiro Nakahara.

Os artistas acompanhados pelos Diretores da peça e pela equipe da Fundação Britânica: Beatriz Dantas, Isabela Bertho, Marina Matheus e Ricardo Rosado. Ana Rodrigues e Sandra Pavani não puderam ir no dia, mas também foram essenciais na condução do Teatro da Terceira Idade.
Os artistas acompanhados pelos Diretores da peça e pela equipe da Fundação Britânica: Beatriz Dantas, Isabela Bertho, Marina Matheus e Ricardo Rosado. Ana Rodrigues e Sandra Pavani não puderam ir no dia, mas foram essenciais na condução do Teatro da Terceira Idade.

Curta nossa página no Facebook para acompanhar nossas novidades! E assine nossa newsletter se quiser receber por e-mail mais informações sobre o nosso trabalho!