Fundação Britânica de Beneficência recebe Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo

Fundação Britânica de Beneficência recebe a Salva de Prata

Na noite de 19 de fevereiro de 2018, a Fundação Britânica de Beneficência recebeu a Salva de Prata em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo. A honraria nos foi concedida por iniciativa do Vereador Atílio Francisco, cuja atuação legislativa se destaca por compartilhar da nossa preocupação pela causa do idoso, em homenagem aos nossos 70 anos de atuação em benefício da cidade.

A Salva de Prata

A Salva de Prata é a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de São Paulo às organizações que prestam trabalhos relevantes para o município. Para que isso ocorra, é necessário que um ou mais vereadores proponham a homenagem, por meio de projeto de decreto legislativo, e que a proposta seja aprovada pela maioria dos parlamentares paulistanos.

Em nosso caso, a proposta foi feita pelo Vereador Atílio Francisco e aprovada por seus pares em dezembro de 2017, de acordo com o Decreto Legislativo nº 55/2017.

Para o vereador Atílio Francisco, o reconhecimento à Fundação que cuida do bem estar de vários idosos é mais que justo:

“Essa entidade está aqui em São Paulo desde 1947, prestando serviço social. E ela tem vários programas importantíssimos para as pessoas da terceira idade. E quando nós tomamos conhecimento desse trabalho, da forma como eles investem na pessoa idosa, decidimos prestar essa homenagem. Tenho certeza de que, a partir de hoje, a Fundação vai crescer ainda mais com esse reconhecimento da Câmara.”

Gertrude Vigar recebe o título de Cidadã Paulistana

Na mesma Sessão Solene, a nossa assistida Gertrude Vigar, britânica de 106 anos que mora em São Paulo desde seus 45 anos, recebeu o título de Cidadã Paulistana, também por iniciativa do Vereador Atílio, que ressaltou em seu discurso:

“Ela veio da Inglaterra, se estabeleceu um tempo no Paraguai e quando veio visitar sua família em São Paulo se encantou pela cidade. E hoje, com 106 anos, continua morando e vivendo aqui, sendo feliz em São Paulo. Então o objetivo de conceder esse Título de Cidadã Paulistana é exatamente por essa lição de vida que ela dá para a gente. E para nós da Câmara prestar essa homenagem a ela significa também mostrar que são Paulo é uma cidade acolhedora e abençoada Deus.”

Damaris Vigar, sua filha e representante na Sessão, agradeceu a iniciativa e se comprometeu a transmitir o carinho demonstrado por todos para sua mãe, que é um exemplo e uma inspiração para todos nós da Fundação Britânica. Rachel Govier, nossa Vice-Presidente, aproveitou a ocasião para falar um pouco sobre nossa relação com ela:

“A Gertie está numa instituição de longa permanência. Damos todo o apoio para ela. Damos o carinho para que ela tenha a vida digna que precisa. Lá ela pode tomar o chazinho da tarde dela, como uma boa inglesa [risos]. Ela toma o chazinho, conversa e gosta de receber gente para papear. E ainda se levanta, anda, tem uma boa vida social”

Discursos da Fundação Britânica de Beneficência

Por fim, o microfone foi aberto para que nós, da Fundação, pudéssemos agradecer pela Salva de Prata e falar um pouco sobre nosso trabalho. Foi uma excelente oportunidade para celebrarmos nossa missão e todo o trabalho realizado nos últimos 70 anos.

Rachel Govier, Vice-Presidente da FBB

Rachel Govier, representante da FBB, durante a Sessão Solene de entrega da Salva de Prata.

“Boa noite a todos.

Quero, antes de tudo, manifestar meus cumprimentos ao nosso anfitrião, Vereador Atílio Francisco, à Câmara Municipal e todos seus representantes aqui presentes. Também aos membros da comunidade britânica, aos meus parceiros de trabalho, enfim, a todo auditório.

Eu gostaria de começar minha fala, declarando o meu orgulho em receber das mãos do Vereador Atílio Francisco esse reconhecimento da Câmara Municipal de São Paulo à Fundação Britânica de Beneficência.

A Salva de Prata é uma oficial e importante distinção concedida a nossa fundação, pelo trabalho que estamos realizando no sentido da causa dos idosos.

Essa causa, Vereador Atílio, não é uma causa apenas de um mandato, ou de um partido. É uma causa de todos nós. Que estamos envelhecendo e vendo nossos entes queridos, mais avançados que nós nesse processo.

Sinto orgulho porque, ao receber essa honraria, sinto também que represento as mulheres da FBB e as de todos os lugares e tempos, que sabem o quanto é difícil a gente receber honrarias justas e adequadas.

Sinto orgulho também, porque como Vice-Presidente da Fundação Britânica de Beneficência, dedico-me prioritariamente à Direção do Comitê de Welfare. Onde, no dia a dia, junto com a Fernanda, nossa Coordenadora dessa área, vamos sentindo as dores reais dos idosos e tratando de criar políticas sociais, projetos e visões para a Fundação. E considero que o Programa Cuidar é um fruto direto desse trabalho de Welfare.

O Projeto Cuidar da Fundação;  a sua sensibilidade legislativa, com o seu Projeto de Lei; sua assessoria parlamentar e o empenho pessoal da Fernanda tornaram essa noite possível. E isso não é pouco, já que estamos todos aqui!

Os idosos precisam de mais cuidado! É isso que que precisamos constatar nessa celebração. Seja o cuidado de ter alguém para acompanhar ao médico, ou o de leis que recompensem, ainda em vida, seus esforços de cidadão.

Precisamos todos nos aproximar mais para discutir a causa do idoso: Entidades Civis, OSCIP, representantes do poder público e do setor privado. Todos nós.

Estou certa de que a Fundação Britânica de Beneficência, que tem mais de 70 anos, está aberta ao diálogo social. Essa solenidade reafirma isso também.

A Salva de Prata, concedida pela Câmara Municipal de São Paulo em 2018, por reconhecimento do Vereador Atílio, haverá de entrar para as atas da Fundação Britânica de Beneficência.

Muito obrigada!”

Ricardo Rosado, Coordenador de Desenvolvimento Institucional da FBB

Ricardo Rosado agradecendo pela Salva de Prata da Fundação Britânica de Beneficência.

“Boa noite a todos.

Antes de qualquer coisa, quero manifestar meus cumprimentos ao nosso anfitrião, Vereador Atílio Francisco, e a todos os demais representantes e convidados da Câmara presentes nessa Sessão Solene.

É uma honra representar a Fundação Britânica de Beneficência nessa noite, ao lado da nossa Vice-Presidente Rachel Govier e de alguns de nossos colaboradores e apoiadores que aqui estão. A Salva de Prata representa um grande reconhecimento ao nosso trabalho em prol dos idosos de nosso município, desenvolvido ao longo de mais de 70 anos pelas dezenas de pessoas que passaram por nossa organização.

ONG fundada em 1947 por membros da comunidade britânica residentes em São Paulo, a Fundação que representamos se esforça a cada dia para chegar mais perto de sua missão, que é “preservar a dignidade e promover o bem estar de idosos em situação de vulnerabilidade, cuja autonomia e vínculos de proteção e de cuidado foram comprometidos pelo tempo, retribuindo, dessa forma, àqueles que fizeram tanto por nós.”

A palavra-chave aqui é retribuição, que para nós tem 2 sentidos: o primeiro é o desejo da comunidade britânica de retribuir à sociedade paulistana o acolhimento e cuidado recebido ao se estabelecer na cidade de São Paulo. Por isso, a organização que surgiu nos anos 40 para cuidar dos combatentes britânicos que retornavam em situação precária da 2ª Guerra Mundial foi, ao longo das décadas seguintes, se tornando cada vez menos britânica e cada vez mais paulistana.

O segundo sentido da nossa palavra-chave é a retribuição aos idosos, que já fizeram tanto por nós, por nossa comunidade, por nossa cidade, por nosso estado e por nosso país. Acreditamos firmemente que só chegamos ao atual estágio de desenvolvimento da nossa sociedade graças ao trabalho duro, ao esforço e ao sacrifício das gerações que vieram antes da nossa. O mínimo que essas pessoas que fizeram tanto por nós e que agora se encontram na terceira idade merecem, nessa fase da vida em que as fragilidades e necessidades se acentuam, é bem-estar e dignidade.

É por esse desejo de retribuição à sociedade paulistana, que tanto fez pelos fundadores da nossa organização, e às gerações mais antigas, que tanto fizeram por todos nós, que guiamos a nossa atuação. Esse desejo de retribuição é o que nos move, diariamente, no nosso trabalho com os idosos, e é o que nos motiva sempre que encontramos um obstáculo.

Por isso, é uma grande satisfação ver o nosso trabalho reconhecido, principalmente por iniciativa do Vereador Atílio Francisco, que compartilha do nosso respeito e gratidão pelos idosos e que se guia pela mesma preocupação em lhes proporcionar uma vida digna.

Em nome de todos os diretores, funcionários, apoiadores e assistidos da Fundação Britânica de Beneficência, agradeço a iniciativa do Vereador Atílio Francisco, o convite do Vereador Milton Leite para essa Sessão Solene, e o voto de confiança dado por todos os membros da Câmara que apoiaram essa homenagem e nos concederam a Salva de Prata.

Muito obrigado!”

Para mais informações, leiam também a matéria escrita pela Câmara: http://www.camara.sp.gov.br/blog/britanica-que-fugiu-da-segunda-guerra-recebe-titulo-de-cidada-paulistana/

Discurso do Vereador Atílio Francisco em homenagem à Fundação Britânica.

• Rachael, I am so happy that everything is going in the right direction relating to the FBB. Congratulations to all of you for this award. The integrity of the organisation and its continuous selfless work has at last been officially been recognised by the City of São Paulo. Well done to all who have dedicated their time and energies to making our organisation great. Kindest regards from one of your past chairs. Christopher Reid
    P.S. my recollection of Gertie is of a woman who already in her hundreds is perfectly able to discuss economics and politics with a clear view of the world and its future. Congratulations also goes to her for become an honorary citizen of the City of SP.