Auditoria e nosso compromisso com a Responsabilidade Financeira

Imagem que ilustra contadores durante processo de auditoria

Desde 1947 atuando no Estado de São Paulo, preocupamo-nos em promover a dignidade e o bem-estar de idosos, através de programas cuidadosamente desenvolvidos pela nossa equipe. Porém, muito mais auxílio é necessário, financeiro e profissional, para que alcancemos, com esforço e determinação, a nossa missão.

Com tamanha responsabilidade em mãos, é de extrema importância que prezemos pelos nossos valores, e mantenhamos nossa palavra de criar relações de confiança com a sociedade, baseadas em honestidade e transparência.

E uma das melhores formas de demonstrar a seriedade de nosso trabalho, realizado de forma honesta e transparente, é por meio de um processo de auditoria das nossas contas.

O Processo de Auditoria

Nós, da Fundação Britânica, somos conscientes de que temos grande responsabilidade legal e financeira perante a sociedade e, por isso, submetemos nossas contas a um processo de auditoria externa anualmente.

Ser auditado consiste na análise da legalidade e regularidade de todas as nossas operações e processos. Significa que a situação financeira, bem como os aspectos contábeis e legais da organização, foram verificados e estão em conformidade com a legislação em vigor.

O processo é feito por profissionais capacitados, atentos e imparciais, que possuem competência legal em contabilidade e conhecimentos em outras áreas relacionadas, tendo como objetivo encontrar os elementos necessários para compor a fundamentação de sua análise.

A BDO

O processo na FBB é realizado pela empresa BDO, que é uma das maiores redes de contabilidade do mundo, atuando em mais de 130 países. A BDO integra um seleto grupo, o das Big 5, que se refere às cinco maiores empresas de contabilidade especializadas em auditoria e consultoria no mundo. Também fazem parte deste grupo as empresas EY, PwC, Deloitte e KPMG.

A BDO no Brasil conta com 1.500 profissionais, especializados no atendimento a empresas de pequeno, médio e grande porte, nos mais variados segmentos. Tem como missão “auxiliar as empresas na busca e implementação das melhores soluções para uma gestão de sucesso, atuando com responsabilidade e credibilidade”.

Além de ser parte do Big 5 e ter sido eleita a empresa mais admirada de Auditoria, Consultoria e Contabilidade, é também líder no Middle Market, que é o segmento composto por empresas de pequeno e médio porte, onde consolidou-se no mercado nacional. Inclusive, ganhou alguns prêmios, dentre os quais estão: Melhor Empresa de Auditoria de Tiragem e Circularização, Empresa mais Admirada de Auditoria, Consultoria e Contabilidade de 2012, International Tax Advisor of the Year 2012 (Conselheiro Fiscal Internacional do Ano em 2012), Best Collaboration Across International Frontiers (Melhor Colaboração Através de Fronteiras Internacionais).

As Vantagens de ser Auditado

O procedimento requer a implantação e o uso de controles eficazes e monitorados por parte da FBB, e traz consigo muitas vantagens, principalmente no quesito de fiscalização e transparência. Entre seus benefícios estão: garante o cumprimento de exigências relacionadas a controle e anticorrupção; verifica o cumprimento das políticas internas da organização e das normas e leis do país; dificulta desvios de ativos e pagamentos indevidos a terceiros; contribui para obtenção de informações sobre a real situação da entidade.

Assim, podemos afirmar que nosso comprometimento com a auditoria comprova nossa transparência e honestidade, e demonstra que somos eficazes e fidedignos com os nossos objetivos e metas. Assim, garantimos grande atenção e rigor contra erros e fraudes em nosso caminho, expressando com sinceridade e justiça as informações que são de tanta importância para nós e para a sociedade.