O cenário da (falta de) cultura de doação no Brasil

Campanha do Dia de Doar para estimular a cultura de doação no Brasil

Dando sequência aos conteúdos sobre doação que pretendemos publicar ao longo do mês devido ao Dia de Doar, que ocorre no próximo dia 27 de novembro, falaremos hoje sobre a cultura de doação no Brasil.

No último artigo publicado no blog da Fundação Britânica expusemos o Ranking Mundial de Solidariedade 2018, levantamento que mede a solidariedade da população de 146 países e em que o Brasil teve um desempenho bem ruim, ficando na 122ª posição.

Esse mau desempenho se deve, em parte, à falta de uma cultura de doação no Brasil. De acordo com o Ranking, apenas 14% dos brasileiros doou dinheiro para instituições de caridade. Nesse quesito, nossa média histórica fica por volta de 20% e nosso melhor desempenho foi 30% em 2015. Para efeitos de comparação, em Myanmar – líder do ranking nesse quesito – esse número foi de 88%.

A cultura de doação no Brasil e no mundo

IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) realizou, em 2015, um levantamento chamado Pesquisa Doação Brasil para entender os hábitos filantrópicos dos brasileiros. Uma das principais conclusões desse estudo foi que o brasileiro se sente motivado a doar por uma questão de solidariedade. Isso indica que a população do país enxerga a doação como um ato de caridade para ajudar o próximo.

No entanto, os países em que as pessoas mais doam geralmente se beneficiam de uma cultura em que a população enxerga o ato de doar como um instrumento de transformação social e como um exercício de cidadania. Nesses casos, a doação é feita para instituições que realizam trabalhos que os doadores consideram importantes, como forma de fortalecê-las institucionalmente e aumentar seu impacto positivo na sociedade.

Por que não existe a cultura de doação no Brasil?

Um resultado muito interessante da Pesquisa Doação Brasil é que a população não acha que as ONGs são responsáveis pela solução dos problemas sociais do país, como pode ser visto na imagem abaixo. Isso mostra que existe um desconhecimento muito grande por parte das pessoas sobre a função das organizações da sociedade civil.

Doação no Brasil - Quem deve resolver nossos problemas sociais
Pesquisa Doação Brasil: Quem deve resolver nossos problemas sociais?

Como resultado desse desconhecimento, os brasileiros não reconhecem o papel transformador das doações para melhorar a realidade do país. Só quando se reconhece esse papel é possível adotar a doação como uma cultura e sair do ciclo em que se doa apenas quando movidos por um sentimento de solidariedade. A cultura de doação se constrói sobre um desejo de transformação social e de exercício de cidadania.

Mas é tudo ruim?

Claro que não! Apesar desses resultados negativos, nem todos os resultados da Pesquisa são ruins. Ela mostra que 77% dos brasileiros fez algum tipo de doação em 2015 (dinheiro, bens ou tempo), e que 46% da população doou dinheiro para alguma ONG ao longo do ano. Vale esclarecer que esses números são diferentes dos mostrados no Ranking Mundial de Solidariedade porque a metodologia das pesquisas é bem diferente.

Os resultados da Pesquisa Doação Brasil ainda permitem estimar que tivemos, em 2015, quase 57 milhões de doadores no Brasil. O valor médio doado foi de R$ 240 por doador/ano, chegando a um total doado de R$ 13,7 bilhões. É um dinheiro que certamente causou um enorme impacto positivo na sociedade.

Para ver esses e outros resultados, o estudo completo está disponível no seguinte link: https://idis.org.br/pesquisadoacaobrasil/wp-content/uploads/2016/10/PBD_IDIS_Sumario_2016.pdf

Dia de Doar e a cultura de doação no Brasil

Por esse motivo acreditamos que o Dia de Doar é tão importante não só para a Fundação Britânica quanto para todas as outras ONGs brasileiras. Trata-se de “uma grande campanha para promover a cultura de doação no Brasil e no mundo. É um movimento, uma mobilização nacional que promove um país mais generoso e solidário, em especial para as organizações da sociedade civil”.

É mais um passo na tentativa de fortalecer a cultura de doação no Brasil e virar esse jogo, nos tornando mais conscientes de que o ato de doar pode transformar nossa realidade para melhor.

Quer ajudar nesse processo de mudança? Uma boa forma de começar é fazendo uma doação mensal para nossos projetos sociais. Visite nossa página, veja as formas de ajudar e doe: Quero doar para a FBB.