Dia Mundial do Idoso

Fundação Britânica comemora o Dia Mundial do Idoso

Hoje, 1º de outubro, nós celebramos o Dia Mundial do Idoso. Essa data comemorativa foi definida pela ONU em 1990 e, desde então, tem sido adotada em vários países do mundo, inclusive o Brasil, para reconhecer as contribuições dos idosos para a sociedade.

Também é uma data para pensarmos sobre os desafios da Terceira Idade e as possíveis soluções que podemos adotar para resolver os problemas dessa parcela da população.

Envelhecimento da população brasileira

Não custa lembrar que, como já dissemos na postagem sobre o Estatuto do Idoso, de acordo com a pesquisa Projeção de População 2018 do IBGE, os idosos representarão 25% da população brasileira em 2043 – serão mais de 58 milhões de idosos em um país com uma população total de 233 milhões de pessoas.

A mesma pesquisa mostra que, daqui a 13 anos, nosso país terá mais idosos que crianças de até 14 anos. Em 2013 tínhamos 50 pessoas com mais de 60 anos para cada 100 crianças com menos de 14 anos. Hoje essa relação já é de 63 idosos para cada 100 crianças, e em 2031 será de 102 para 100. Se a projeção do IBGE se concretizar, em 2055 o Brasil terá duas vezes mais idosos que crianças.

Por esse motivo, a Fundação Britânica de Beneficência, que atua pela causa do idoso há várias décadas, vem repensando sua atuação e desenvolvendo novos projetos que respondam aos novos desafios da Terceira Idade do Brasil.

Centro de Convivência

Temos orgulho de dizer que, nesse mês de outubro, daremos mais um importante passo nesse processo: lançaremos nosso Centro de Convivência para Idosos na região do Butantã! E nada melhor que compartilhar a novidade com todos nesse Dia Mundial do Idoso.

O Centro de Convivência é um espaço que oferece diversas atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

Nosso Centro funcionará na unidade Butantã da Cultura Inglesa e tem sua inauguração programada para 16 de outubro. Inicialmente ofereceremos oficinas de Terapia Ocupacional, Memória, Teatro e outras atividades que estimulem os idosos, física e mentalmente, durante 3 manhãs por semana.

Convidamos todos aqueles que têm disponibilidade a fazer uma contribuição mensal à Fundação Britânica para apoiar financeiramente o nosso Centro de Convivência. O projeto envolve vários custos (como compra de materiais, oferecimento de lanche para os idosos, contratação de oficineiros capacitados para trabalhar com o público da Terceira Idade) e estamos em busca de novos parceiros que possam nos ajudar a financiá-lo.

Se você tiver interesse em fazer uma doação para o Centro de Convivência, basta clicar em um dos links abaixo:

Quero doar R$ 50,00 por mês

Quero doar R$ 100,00 por mês

Quero doar outro valor

Se tiver alguma dúvida sobre o projeto ou quiser saber mais sobre nosso trabalho, basta mandar uma mensagem que teremos prazer de responder.