Dicas para se proteger dos principais golpes em idosos

Dicas para evitar os principais golpes contra idosos

Golpes em idosos são cada vez mais frequentes. Tendo isso em vista, acreditamos ser importante divulgar alguns cuidados para reduzir os riscos. Preparamos uma cartilha para distribuir a nossos assistidos e decidimos compartilhá-la em nosso site também para ajudar outras pessoas que possam precisar.

Orientações para evitar golpes em idosos

• Jamais confirmar ou dar dados pessoais (conta de banco, senha, número de documentos) por telefone, e-mail ou WhatsApp;
  • Não completar informações via telefone, e-mail ou WhatsApp. É muito comum pedirem para falar os 3 últimos números do CPF ou conta bancária. Não passar essas informações;
  • Caso receba uma mensagem de um número desconhecido e ache estranho, não responda. Peça orientações para alguém que você confie;
  • Ao utilizar terminais de autoatendimento (caixa eletrônico) em locais públicos ou em bancos, nunca aceitar auxílio de estranhos, mesmo que se identifiquem como profissionais do local;
  • Nunca compartilhe senhas com desconhecidos;
  • Se você reside em prédio e não está esperando a visita de ninguém, não autorize a entrada e nem abra a porta para desconhecidos;
  • Se não está esperando nenhuma encomenda, não atenda a porta ou autorize a entrada do prestador;
  • Não entregar cartões, documentos pessoais e objetos para desconhecidos. Os bancos não solicitam retirada desses itens em casa;
  • Agentes da polícia não vão até as residências sem serem acionados;
  • Desconfie de e-mails com títulos como “Você foi sorteado”, “Você ganhou”, “Clique e concorra”, “Clique e tenha acesso ilimitado”. Muitos desses e-mails induzem a vítima a fornecer dados pessoais (dados bancários, senhas, etc.) ao preencher formulários em páginas falsas;
  • Um golpe frequente por telefone é o da compra falsa, no qual alguém liga para a vítima informando que uma compra foi realizada em seu cartão. A vítima não reconhece a compra e seus dados são solicitados para confirmação. Em posse desses dados, o golpista pode ter acesso a contas bancárias e realizar compras ou transações.
  • O golpe do sequestro falso também é muito frequente. Neste a vítima recebe uma ligação informando que um familiar foi sequestrado e solicita um valor para resgate. Normalmente, o golpista não sabe o nome do familiar sequestrado, dessa forma nunca pronuncie nomes. Caso seu telefone tenha identificador de chamadas, desconfie se o código de área (DDD) seja de uma região diferente da que você mora. É importante manter a calma e tentar solicitar auxílio de uma terceira pessoa para localizar o familiar supostamente sequestrado;
  • Caso esteja solicitando alguma corrida por aplicativo de transporte, não aceite a ajuda de estranhos e nem autorize que peçam a corrida de outro celular. Antes de embarcar, verifique sempre a placa do veículo e o nome do motorista.

Novo golpe do Coronavírus

Um novo golpe está acontecendo, principalmente com os idosos.

Algumas pessoas de má índole estão ligando para os celulares dizendo ser do Ministério da Saúde, e perguntando se você poderia ajudar a responder uma pesquisa sobre o Coronavírus.

Digam não e desliguem.

Se você concordar, vão enviar um código para rastrear o seu Whatsapp para pedirem dinheiro de todos seus contatos.

Então, por favor: ATENÇÃO!

Fiquem espertos e espertas e não acreditem!