Plataforma especializada em vagas no mercado de trabalho para profissionais com mais de 50 anos. Conecta os candidatos com as empresas e oferecer cursos de capacitação profissional e desenvolvimento pessoal. Clique aqui para ter mais informações.
É uma startup de entregas que só contrata aposentados ou pessoas com mais de 50 anos. Atualmente conta com cerca de 350 colaboradores e está em expansão. Pode ser uma boa opção especialmente pra quem dirige e tem carro próprio. Clique aqui no link e saiba como se cadastrar e se candidatar a uma vaga.
É um movimento que reúne pessoas, iniciativas e organizações para repensar uma nova longevidade. Clique aqui para acompanhar as redes sociais deles para saber mais sobre festivais, palestras e programação cultural organizada e oferecida pela rede.
Neste texto do portal vagas.com.br, você encontra informações sobre como é o mercado de trabalho para quem tem mais de 50 anos, dicas sobre como conseguir uma vaga e como mudar de profissão. Confira neste link.
O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – oferece muitos cursos gratuitos online para quem deseja começar começar um pequeno negócio ou quer ampliar a sua pequena empresa. Confira aqui neste link a lista de cursos e saiba como se inscrever.
(fonte: Folha de S.Paulo/UOL)
Graças ao estatuto do idoso, a população com mais de 60 anos tem direito especiais nas áreas de saúde, transporte, habitação e lazer no Brasil. Listamos abaixo os principais benefícios:
Em algumas cidades, os idosos têm isenção no IPTU (Imposto Territorial Urbano). O direito pode variar conforme idade e valor do imóvel. Na capital paulista, por exemplo, é preciso:
Para saber se tem esse direito na sua cidade e quais são as regras, é preciso consultar a secretaria da fazenda local.
Todos os aposentados e pensionistas com mais de 65 anos têm direito a uma isenção extra na declaração de Imposto de Renda. Além da isenção normal de R$ 1.903,98 por mês, o aposentado ou pensionista conta com outra faixa de isenção de igual valor. Veja mais informações aqui neste link.
Segundo o Estatuto do Idoso (lei 10.741 de 1º de outubro de 2003), as pessoas com 60 anos ou mais devem ter atendimento preferencial imediato e individualizado nos órgãos públicos e privados que prestam serviços à população.
O estatuto também estabelece que a prioridade se estende aos processos e procedimentos realizados nas seguintes esferas:
É garantido aos maiores de 60 anos de idade desconto de pelo menos 50% nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer.
Qualquer idoso com mais de 65 anos tem gratuidade nos transportes coletivos públicos urbanos. Para isso, basta apresentar qualquer documento pessoal que comprove a idade. Além disso, é obrigatório reservar 10% dos assentos desses transportes para os idosos.
No transporte coletivo interestadual, o estatuto obriga a reserva de duas vagas gratuitas, por veículo, para idosos com renda de até dois salários-mínimos (R$ 2.200, em 2021). Quando as duas vagas gratuitas forem ocupadas, as empresas deverão oferecer desconto de pelo menos 50% no valor das passagens para os idosos que comprovarem a limitação de renda. Seja no transporte coletivo urbano ou interestadual, os idosos devem ter prioridade e segurança no embarque e desembarque nos veículos.
Também devem ser reservadas 5% das vagas de estacionamentos públicos e privados para as pessoas com mais de 60 anos. Elas devem ser sinalizadas e posicionadas para dar mais comodidade ao idoso.
Cabe ao Poder Público, segundo o Estatuto do Idoso, fornecer gratuitamente medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação. Atualmente, além do SUS, os idosos podem contar com o Programa Farmácia Popular do Brasil, por meio do qual têm acesso a medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto em relação aos preços praticados no mercado.
Graças a popularização de smartphones e das facilidades de aplicativos de mensagem como o WhatsApp, a internet é cada vez mais usada por pessoas com mais de 60 anos. Aproveitar as vantagens da tecnologia é ótimo. O problema é que, junto com toda essa atividade, cresceu enormemente também o número de golpes aplicados pela internet. E os idosos são os alvos preferidos dos criminosos. Uma pesquisa recente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou um aumento de 60% nos casos de golpes financeiros contra idosos durante a pandemia, sempre usando o smartphone ou computador como porta de entrada.
Veja neste link uma lista dos golpes financeiros mais comuns e saiba como se proteger!
USP 60+
O programa USP 60+ está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2022! A tradicional iniciativa da universidade em prol dos idosos oferece vagas gratuitas em disciplinas regulares da cursos de graduação da USP e atividades complementares como cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais, na capital e nos campi do interior – em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. Os interessados não precisam ter vínculo com a Universidade e devem ter mais de 60 anos. Para saber mais sobre a programação e para se inscrever, acesse o site oficial do programa: https://prceu.usp.br/usp60/.