PROJETO CUIDAR

COMO ATUAMOS

Este Programa foi criado no início de 2017, quando a equipe da Fundação Britânica de Beneficência percebeu que muitos idosos deixavam de marcar consultas e exames médicos porque não tinham quem os acompanhasse.

Em muitos casos o idoso é sozinho e não tem a quem recorrer nesses momentos, em que o auxílio de alguém é essencial para acompanhá-lo nos procedimentos e, também, auxiliá-lo com as pequenas complicações do deslocamento e com a burocracia dos hospitais.

Mesmo nos casos em que o idoso tem familiares o Cuidar é útil, pois nem sempre estes podem acompanhá-los devido a compromissos profissionais e educacionais.

Percebemos que, ao disponibilizar um profissional capacitado para acompanhá-los, poderíamos melhorar muito sua qualidade de vida e, também, diminuir a incidência de doenças e complicações médicas.

Por isso formatamos o Programa Cuidar, que se trata de uma ação simples ligada à medicina preventiva e que gera alto impacto positivo na vida dos idosos.

Buscamos novas doações para expandir esse Programa e incluir no rol dos beneficiados os idosos dos lares públicos que auxiliamos no Programa Multiplicar.

RESULTADOS DO PROJETO

• Dezenas de acompanhamentos por mês
  • Diminuição de doenças e complicações
  • Aumento da autoestima dos idosos

DEPOIMENTO DA SRA. ANNE

“Eu não estava passando bem numa quinta feira (estava no SPAC, onde faço minha ginástica e nado) e passei na enfermaria. Foi constatado que minha pressão e meu pulso estavam completamente desregulados. Liguei de lá para o geriatra do meu convênio e marquei consulta, e também liguei para a Fundação Britânica.

Da consulta com o geriatra fui diretamente para o pronto socorro e, de lá, fui de ambulância até o hospital indicado pelo convênio – diretamente para a UTI, onde comecei a ser preparada para uma cirurgia de emergência de implante de marca-passo.

Na manhã seguinte, recebi a visita da assistente social do convênio e, com muito jeito, fui informada que embora o convênio cobrisse a cirurgia, não cobria o aparelho. Não sei se já tiveram a necessidade de estar internada numa UTI – você está como veio ao mundo, sem nada: sem roupa, sem telefone, sem aparelho auditivo, sem números de telefone da família ou amigos. Eu precisava pedir conselho a alguém. Felizmente, como foi a Fundação que providenciou a minha internação, fiz a cirurgia naquela tarde e tudo deu certo.”

DEPOIMENTO DA SRA. MARGARET

“Como descrever as vantagens incríveis do Programa Cuidar? Sou sozinha, tenho 77 anos.

Desde muito pequena tive asma, o que levou a muitas idas para fazer inalações em prontos-socorros.

Após os 60 anos, o regulamento de ter que ter uma pessoa para me acompanhar nessas sessões complicou as coisas. Por isso, muitas vezes deixava de ir ao pronto-socorro por não ter quem me acompanhasse. Preferia não atrapalhar ninguém, principalmente à noite.

Eis que a Fundação Britânica me ofereceu a possibilidade de ser acompanhada por alguém nessas consultas médicas, é um alívio conversar sobre a consulta após a visita, tanto com a cuidadora quanto com a equipe da Fundação.
Este ano estava me sentindo muito mal mesmo. Liguei para a Fundação e, no dia seguinte, um cuidador veio até minha casa e me acompanhou ao hospital. Fiquei com pena dele por esperar tanto tempo enquanto fazia meus exames. Depois dos resultados me internaram e, desta vez, não tive que me preocupar com quem chamar, pois o cuidador estava lá.

Fui internada, estava mal, e comecei a me preocupar com quem poderia ficar comigo no hospital. Compartilhei essa preocupação com o pessoal da FBB, que me garantiu que teria cuidadores me acompanhando 24 horas por dia, durante todo o tempo da minha internação. Agradeci a Deus e a todos, e aí as lágrimas rolaram…”

PROJETO MULTIPLICAR

COMO ATUAMOS

Criado em 2009, se trata da adoção de lares públicos brasileiros (ILPI) para auxiliá-los com recursos financeiros, materiais e humanos. Assim, podemos expandir nossa atuação dentro da causa do idoso e aumentar o impacto positivo que causamos na sociedade.

Esses lares públicos que adotamos passam por um sério processo de seleção, em que vários critérios são analisados para garantir que se tratam de instituições idôneas com um trabalho sério em prol dos idosos. Também fazemos um acompanhamento periódico para garantir a correta alocação dos recursos.

Nossa “curadoria”, dessa forma, garante que o dinheiro de nossos doadores está sendo direcionado para instituições sérias e com trabalho de excelência na causa do idoso.

Atualmente auxiliamos apenas a Casa Madre Teodora dos Idosos, e buscamos novos recursos para expandir o Programa Multiplicar e adotar outros lares públicos.

• Mais de 250 idosos beneficiados
  • Melhoria das condições de instituições idôneas que atuam no acolhimento de idosos em situação de extrema vulnerabilidade

DEPOIMENTO DO SR. FRANK

“Estive sob os cuidados da Fundação da Sociedade Britânica desde novembro de 2015. Eu fui literalmente resgatado de um futuro muito sombrio. Pedi ajuda em outubro de 2015 e, um mês depois, meus problemas foram atendidos e comecei uma nova vida.

Eu vivo uma vida plenamente normal, tenho um teto sobre minha cabeça, comida na minha mesa e acesso ao Hospital Samaritano. E o que é mais importante, eu tenho minha auto estima de volta. Também estou trabalhando como voluntário na Fundação, ajudando com os trabalhos da administração no escritório e participando com os adolescentes da St. Paul’s School e do St. Francis College e seu projeto comunitário. E espero um emprego normal, como professor assistente de inglês para adolescentes. É uma sensação ótima voltar a erguer novamente.”

DEPOIMENTO DO EDUARDO – ADMINISTRAÇÃO DA CASA MADRE TEODORA DOS IDOSOS

“A relação da Fundação Britânica com a Casa Madre Teodora dos Idosos é muito boa. É uma parceria ótima – a FBB está com a gente há vários anos – que nos auxilia em várias situações, tanto financeiramente quanto socialmente, e que nos ajuda a abrigar as pessoas que estão aqui. Tudo é muito bom e só tenho a agradecer!”

DEPOIMENTO DO SEU GUERRA

“Meu nome é Guerra e eu moro na Casa Madre Teodora dos Idosos, e tenho a dizer que nossa relação com a Fundação Britânica é 100% positiva, porque o pessoal da FBB sempre está aqui nos apoiando e trazendo as doações que a gente precisa. Além disso, eles também trazem os alunos do St. Paul’s para nos visitar e fazer alguns trabalhos com a gente e trazer alegria pra nós. Eu só tenho a agradecer a Fundação Britânica, que é 100% no apoio aos idosos!”

Centro de Convivência para Idosos

COMO ATUAMOS

O Centro de Convivência para Idosos (CCI) é um espaço que oferece diversas atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social para as pessoas acima de 60 anos.

Sabemos que o envelhecimento saudável exige a adoção de um estilo de vida que inclua alimentação equilibrada, atividade física e mental e, ainda, o convívio social. O CCI atua fortemente em dois desses pilares, propiciando tanto as atividades físicas e mentais quanto o convívio social necessário para que o idoso tenha maior qualidade de vida.

Por esse motivo, decidimos nos dedicar a esse projeto e temos certeza absoluta de que ele terá um impacto extremamente positivo na vida de todos os idosos que frequentarem as atividades gratuitas que estamos oferecendo.

O projeto é apoiado, desde sua inauguração, pela Cultura Inglesa.

• 114 idosos matriculados em 2020
  • 6 atividades online semanais durante a pandemia
  • 3 apresentações teatrais desde o começo do projeto

DEPOIMENTO DO RICARDO

“Como responsável pela área de Desenvolvimento Institucional da Fundação Britânica, foi um prazer acompanhar a criação e implementação do nosso Centro de Convivência para Idosos.

É impressionante como nossos beneficiários logo criaram um espírito de equipe e tornaram o CCI uma segunda casa para todos nós.

É sempre um prazer visitar o projeto e não vejo a hora de podermos retomar as atividades presenciais para reencontrar todos e fazer mais uma festa!”

OUTROS PROJETOS

PROJETO AMPARAR

Concessão de assistência financeira ao idoso a fim de suprir suas necessidades básicas, como habitação, alimentação, saúde e medicamentos. O benefício é concedido pela FBB mediante avaliação socioeconômica e de vínculos familiares.

PROJETO ACOLHER

Acolhimento e cuidado de idosos em Instituição de Longa Permanência particular conveniada. Programa em que a FBB proporciona assistência integral ao idoso – suprindo todas as suas necessidades básicas, médicas, sociais e financeiras.

PARCEIROS INSTITUCIONAIS

APOIO