Retrospectiva 2019 (e algumas ideias para 2020)

Que ano! Apesar dos vários os desafios, os nossos resultados e conquistas de 2019 foram enormes. Ao recapitular tudo o que fizemos, nosso principal sentimento foi orgulho! Esperamos que vocês também gostem dos destaques da nossa Retrospectiva 2019.

Retrospectiva 2019: Programas Sociais

Em 2019 continuamos trabalhando de acordo com a nossa missão, que é preservar a dignidade e promover o bem estar de idosos em situação de vulnerabilidade, cuja autonomia e vínculos de proteção e de cuidado foram comprometidos pelo tempo, retribuindo, dessa forma, àqueles que fizeram tanto por nós.

E fizemos bastante coisa pelo público idoso:

Aumento de quase 50% no número de beneficiários pelo 2º ano consecutivo

Fechamos 2019 com 222 idosos beneficiários de algum dos nossos projetos. É um aumento de 42% em comparação com 2018, ano que fechamos com 156 beneficiários.

Esse aumento se deve principalmente ao nosso Centro de Convivência para Idosos (CCI), que se expandiu e se consolidou ao longo desse período.

Consolidação do Centro de Convivência para Idosos (CCI) do Butantã

Esse projeto, que começou como uma aposta no final de 2018, se tornou um grande sucesso em 2019.

Encerramos o ano com praticamente todas as nossas vagas preenchidas. No total, foram 86 idosos matriculados em pelo menos uma atividade. A frequência média diária ficou em 74%. Fora isso, nossa lista de espera tem mais de 20 interessados em integrar o projeto em 2020.

Para dar conta dessa demanda crescente de idosos, tivemos que ampliar o CCI ao longo do ano. Agora, o Centro – que funciona na unidade Butantã da Cultura Inglesa – abre de segunda a quinta, das 8h30 às 12h, e tem uma grade completa de atividades.

Lazer e cultura na Terceira Idade

Uma boa amostra desse sucesso foram as 2 peças de teatro que os participantes do Centro montaram e apresentaram nesse ano. No 1º semestre foi apresentada a peça “Comida”, com a direção da Professora Yara Toscano, e no 2º semestre foi a vez da peça “Relatos: a vida se inicia aos 60”, dirigida pela Professora Victória de Paula.

Na mesma linha cultural, promovemos 2 excursões no ano. No primeiro semestre fomos ao Teatro Santander para assistir Sunset Boulevard, produzido pela IMM Esporte e Entretenimento. E, no segundo semestre, fomos ao Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) para ver a mostra Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio.

Também focamos muito no fortalecimento das atividades de lazer do CCI. Por isso, promovemos 10 comemorações e festas durante o ano passado. Celebramos, entre outras coisas, Páscoa, Festa Julina, aniversário de 1 ano do projeto e o Final do Ano.

E o CCI continua em 2020?

Sim! Retomaremos as atividades no Butantã em fevereiro, e já estamos em período de matrícula. Esperamos preencher todas as vagas existentes e, ao mesmo tempo, zerar a nossa lista de espera. Assim, todos os interessados participarão de pelo menos uma das nossas oficinas.

Dentre as novidades da nossa programação, vale destacar uma nova oficina de música que vamos começar a pedido dos participantes do Centro.

Nova unidade em Paraisópolis!

Além de retomar as atividades no Butantã, também iniciaremos um novo Centro de Convivência para Idosos em Paraisópolis. Essa unidade também funcionará em parceria com a Cultura Inglesa, que inaugurou uma escola na região para dar aulas de inglês gratuitamente aos moradores da comunidade.

Começaremos com 2 oficinas semanais de Memória e Artesanato, e atenderemos 60 idosos em situação de vulnerabilidade que residam na região ao longo do primeiro semestre. Estamos confiantes de que o projeto será um sucesso e terá continuidade após esse período inicial de testes.

Testes, aliás, que só serão possíveis graças à doação de um parceiro da FBB – a quem somos muito gratos – que ouviu a ideia e resolveu apostar no projeto. Estamos muito motivados para buscar novos parceiros que queiram nos apoiar na manutenção e ampliação do CCI Paraisópolis. E também na abertura de novas unidades.

Fachada da Cultura Inglesa Paraisópolis

Pera lá! Novas unidades do CCI?

Acreditamos muito no projeto e nos benefícios que ele traz para a população acima de 60 anos de idade. Por isso, nós – Diretoria, parceiros e equipe da Fundação Britânica – estamos revisando o projeto para tornar mais fácil a abertura de novas unidades. Aguardem novidades, pois devemos ter boas notícias muito em breve!

Evolução do Programa Cuidar

Em 2019, realizamos 655 acompanhamentos médicos com os idosos beneficiários do Programa Cuidar. Na média, foram 55 acompanhamentos por mês. Ou quase 2 por dia.

Isso é um aumento de 100% em comparação com 2018, quando nossos números ficaram um pouco acima de 300 acompanhamentos totais. E de 200% em comparação com 2017, quando foram 200 os acompanhamentos médicos.

Outra boa notícia nesse Programa é o início da nossa parceria com a Saúde Concierge, empresa especializada no gerenciamento da saúde de seus beneficiários e na otimização do uso de recursos médicos e financeiros de seus parceiros. Eles nos ajudarão muito a melhorar o nível de cuidado que proporcionamos aos nossos beneficiários.

Isso tudo sem contar os acompanhamentos que foram feitos dentro do programa Multiplicar, que serão detalhados abaixo.

Retrospectiva 2019: Cuidar é essencial
Cuidar é essencial

Manutenção do Programa Multiplicar

No Programa Multiplicar, continuamos nosso auxílio à Casa Madre Teodora dos Idosos, que abriga cerca de 70 idosos em situação de vulnerabilidade na Zona Sul de São Paulo.

Além do apoio costumeiro, com recursos que auxiliam na manutenção da organização, também providenciamos 32 acompanhamentos médicos aos idosos residentes na Casa.

Seguindo a tradição dos últimos anos, também promovemos interação intergeracional, com uma visita dos alunos do St. Paul’s School ao Madre. E ainda fizemos uma ação especial de Páscoa, com um coelho distribuindo ovos que foram doados pelo PTA (Associação de Pais e Mestres) do St. Paul’s School, e direcionamos uma grande quantidade de produtos de higiene que nos foram gentilmente cedidos pela doadora Sabrina.

Eventos com e para idosos beneficiários dos nossos Programas

Foi um ano bem movimentado. Além dos resultados e dos eventos que já listei, ainda tivemos mais algumas atividades que merecem um destaque nessa Retrospectiva 2019!

Encontro dos beneficiários dos projetos da FBB

Com o crescimento e diversificação dos nossos projetos, achamos importante fazer um evento que juntasse todo mundo por um dia. E foi incrível! Levamos quase 100 idosos para o SPYC (São Paulo Yacht Club), na Represa do Guarapiranga, e fizemos passeio de barco, yoga, dança circular, música e movimento e uma oficina de jardinagem organizada pelo São Paulo Garden Club.

Encontro de idosos dos projetos da Fundação Britânica curtindo um dia de lazer no SPYC, clube de vela às margens da Represa do Guarapiranga
Idosos dos projetos da Fundação Britânica curtindo um dia de lazer no SPYC, clube de vela às margens da Represa do Guarapiranga

Tea Party no St. Paul’s School

Nada melhor que um chá da tarde para honrar nossa origem britânica. E os alunos da escola prepararam um ótimo chá para regar boas conversas e risadas. É possível que esse encontro ainda renda mais frutos, como um livro de memórias escrito a partir das histórias que foram trocadas nesse dia.

Retrospectiva 2019: Chá da tarde no St. Paul's School
Chá da tarde no St. Paul’s School

Retrospectiva 2019: Institucional

Para que tudo isso pudesse acontecer, as outras áreas da Fundação Britânica de Beneficência também tiveram que fazer sua parte. Vamos aos destaques:

Evento beneficente: Aniversário da Rainha

Em maio realizamos a nossa tradicional comemoração do Aniversário da Rainha (ou Queen’s Birthday Party). Além de ser uma celebração muito importante para a comunidade britânica, toda a arrecadação do evento é revertida para os nossos projetos sociais.

A festa foi muito bonita e contou com a apresentação de dois corais, o que a deixou ainda mais especial. E, graças aos nossos patrocinadores, apoiadores e convidados, tivemos um “lucro” de R$ 15 mil que reinvestimos no Centro de Convivência para Idosos.

Arte do evento beneficente Aniversário da Rainha 2019, organizado pela British Society em prol da Fundação Britânica de Beneficência.

International Day do St. Paul’s School

Uma das maiores conquistas de 2019! Fomos selecionados pelo PTA do St. Paul’s School como uma das organizações beneficiadas pelo International Day desse ano.

É um evento incrível em que parte da renda é revertida para algumas ONGs da cidade, dentre as quais nos incluímos. Ficamos honrados por compartilhar essa experiência com organizações de ponta. Estar lado a lado com Liga Solidária, Tucca, Mão Amiga e ACER Brasil é motivo de grande orgulho.

Além de montar um stand e mostrar à comunidade escolar nosso trabalho, levamos alguns idosos beneficiários de nossos projetos para curtir o evento. Foi ótimo!

E já recebemos uma grande notícia: estaremos no International Day 2020!

Retrospectiva 2019: Equipe e beneficiários da FBB no International Day
Equipe e beneficiários da FBB no International Day 2019

Mais voluntários!

Recebemos a ajuda de vários voluntários ao longo do ano. No CCI, temos algumas pessoas que vão semanalmente nos auxiliar com a organização do espaço. E também temos voluntários a cargo de algumas das nossas atividades, como a oficina de Música e Movimento da nossa querida Penny.

Também tivemos voluntários em algumas atividades pontuais, como as apresentações teatrais e os eventos. Outros ajudaram na área administrativa e nas demandas de Comunicação. Fora a nossa Diretoria e Conselho Fiscal, todos voluntários que cedem boa parte do seu tempo livre para a FBB.

Nossa gratidão a todos eles é enorme. Muito obrigado!

Parceria com alunos de Universidades

Em 2019 também recebemos alunos de algumas Universidades em nossos projetos. Vale destacar o trabalho desenvolvido por dois desses grupos:

Programa de Extensão de Serviços à Comunidade (PESC) da FEA-USP

Esse é um Programa de voluntariado universitário destinado aos alunos da FEA-USP. Seus objetivos são propiciar oportunidades para os alunos compartilharem com a sociedade os conhecimentos adquiridos, e desenvolver nos alunos a visão estratégica e empreendedora para a atuação social.

A atuação deles se deu em nosso Programa Cuidar. E eles nos ajudaram muito a pensar nossa organização e logística para racionalizar o uso de recursos. Foi uma ótima experiência que nos trouxe alguns resultados bem interessantes.

Projeto de Reportagem dos alunos de Jornalismo da UNIP Tatuapé

Já os alunos da UNIP Tatuapé queriam desenvolver um projeto acadêmico do curso de Jornalismo. Para isso, visitaram o nosso CCI e entrevistaram nossa equipe e nossos beneficiários. O resultado foi uma matéria bem extensa e detalhada sobre longevidade com o título “A vida não para aos 60“. Publicamos no nosso blog e recomendamos a leitura!

Conclusão

Escrever essa Retrospectiva 2019 foi um ótimo exercício para relembrar – e comemorar! – tudo o que foi conquistado no último ano.

E serve como motivação para que comecemos 2020 com tudo!

Estamos animados e na expectativa de ter mais coisas incríveis pra contar daqui a 1 ano.

Esperamos que vocês tenham gostado e, se tiverem alguma dúvida, deixem um comentário ou enviem uma mensagem.

Retrospectiva 2019: Equipe FBB no QBP
Equipe da Fundação Britânica de Beneficência em 2019: Isabela, Ana, Marina, Ricardo, Sandra e Beatriz