FBB obtém registro no Conselho Municipal do Idoso

Registro da Fundação Britânica no Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI)

No mês de junho a Fundação Britânica de Beneficência obteve seu registro no Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI), órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos do município de São Paulo. Esse é mais um reconhecimento para nossa atuação de décadas em benefício da causa do idoso.

O Grande Conselho Municipal do Idoso – GCMI

O GCMI, órgão criado em 1992 pela então prefeita Luiza Erundina, “tem como objetivo propor políticas e atividades de proteção e assistência aos idosos no Município, além de receber reivindicações e denúncias, atuando no sentido de resolvê-las. Também busca informar e orientar a população idosa acerca de seus direitos, bem como desenvolver campanhas educativas junto à sociedade.”

Com a regulamentação do Fundo Municipal do Idoso (FMID) que ocorreu no final do ano passado, durante a gestão do então prefeito João Dória, o GCMI ganhou ainda mais relevância, uma vez que se o órgão se tornou responsável por “estabelecer, anualmente, as diretrizes, prioridades e programas para a alocação de recursos do FMID”, bem como por acompanhar as ações desenvolvidas com verbas provenientes do Fundo.

Seguem abaixo as informações de contato do Conselho aos que tiverem interesse:

Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo

Endereço: Rua Líbero Badaró, 119 – Sé, São Paulo – SP, 01009-000

Telefone: (11) 3113-9635

Site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/participacao_social/conselhos_e_orgaos_colegiados/gcmi/

O Fundo Municipal do Idoso – FMID

Esse Fundo “tem por finalidade proporcionar os meios financeiros para a implantação, manutenção e desenvolvimento de programas e ações dirigidas ao idoso”. Ele se junta e complementa os Fundos Nacional e Estadual do Idoso, que estão em funcionamento há alguns anos e já lançaram alguns editais para financiamento de projetos voltados à causa do idoso, tanto para entes públicos quanto para organizações do Terceiro Setor que atuam nessa área.

Do ponto de vista da cidade, a regulamentação do FMID é um passo importante na busca pelo selo de Município Amigo do Idoso, tendo em vista que se trata de um dos requisitos estabelecidos pelo governo estadual para recebimento do selo, que foi criado “com o objetivo de estimular os municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso.”

Do ponto de vista da Fundação Britânica – e de outras organizações do Terceiro Setor que atuam pela causa do idoso em São Paulo – a regulamentação do Fundo é importante porque abre mais uma possibilidade de financiamento de projetos sociais, por meio do uso de seus recursos em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, à qual se vincula o Conselho Municipal do Idoso.

Expectativas da FBB

Ficamos muito felizes com a obtenção desse selo que, como já foi mencionado, é mais um reconhecimento da nossa atuação em benefício da causa do idoso em São Paulo. Além disso, temos a expectativa de poder aproveitar, no futuro, essa nova forma de financiamento para expandir nossos programas sociais ou, quem sabe, até mesmo criar novos projetos.

Esse passo vai depender de uma série de fatores, que em resumo são: lançamento do edital de financiamento por parte do Grande Conselho Municipal do Idoso; adequação dos nossos programas aos objetivos do poder público mencionados no edital; análise do nosso projeto por parte do GCMI; e, claro, aprovação do projeto.

Nesse meio tempo, continuamos nossos esforços normais para arrecadar doações de pessoas físicas e de empresas que queiram nos apoiar e ajudar em nossa expansão. Se você se interessar, basta acessar a página Como ajudar para saber mais e fazer sua doação.

Se cadastre em nossa newsletter para receber nossas novidades!

• Sou estagiaria na área de serviço social e estou estagiando com idosos gostaria de saber quais atividades vocês tem feito com os idosos da instituição de vocês.
    desde já agradeço pela colaboração de vocês.

• O Cras de minha cidade (Ituiutaba-MG) está exigindo Certidão de Nascimento de minha mãe e Certidão de Óbito de meu pai (falecido) para cadastrar minha mãe, que tem 75 anos de idade para praticar uma das modalidades de exercícios.
    Isso é correto ?

• Bom dia, Marcio,
      Cada município possui suas próprias regras e não temos conhecimento sobre a situação de Ituiutaba-MG.
      Sugerimos que entre em contato com a Ouvidoria do município ou com a área responsável por direitos dos idosos do MP-MG.
      Esperamos que dê tudo certo.