Ranking Mundial de Solidariedade 2018

Medir qualidades intangíveis, como é o caso da generosidade, não é tarefa fácil. Pois a Charities Aid Foundation – CAF (Fundação de Auxílio às Instituições de Caridade, em tradução livre), organização britânica do terceiro setor representada no Brasil pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), decidiu se lançar a esse desafio e compila, desde 2010, o Ranking Mundial de Solidariedade (World Giving Index – WGI).

Com base em 3 questões básicas feitas a uma amostra da população de vários países, eles são capazes de aferir quão generoso um povo é. As questões que a CAF acredita capazes de traduzir essa qualidade complexa são:

Você realizou algumas dessas ações no último mês?

1. Ajudou um estranho, ou alguém que você não conhecia, que precisava de ajuda?

2. Doou dinheiro a alguma instituição de caridade?

3. Fez trabalho voluntário em alguma organização?

Dessa forma, a CAF é capaz de medir a generosidade em 3 pilares básicos: altruísmo, doação e voluntariado. A partir da média simples calculada sobre as respostas positivas dadas pelas pessoas, eles são capazes de atribuir uma nota percentual a cada país e, com isso, ranqueá-los. É uma solução simples, que analisa atos de generosidade sem atribuir peso maior a nenhum de seus pilares.

Brasil despencou no Ranking em 2018

Como afirmado pelo IDIS em sua matéria sobre o ranking de 2018, o Brasil despencou do 75º para o 122º lugar nesse ano, chegando a sua pior posição na história do levantamento.

Não é só isso: o Brasil teve piora nos 3 índices medidos pela pesquisa, como pode ser visto abaixo no relatório divulgado pelo IDIS.

Desempenho brasileiro no Ranking Mundial de Solidariedade 2018

O Ranking Mundial de Solidariedade 2018

O top 10 do Ranking Mundial de Solidariedade conta com vários países anglo-saxões: Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Irlanda e Reino Unido ocupam, nessa ordem, da 2ª à 6ª posição no levantamento de 2018.

O topo ficou com a Indonésia, que assume essa posição pela primeira vez após vários anos de liderança de Myanmar. A grande surpresa, no entanto, ficou com o Quênia que ocupa a 8ª posição e prova que a solidariedade não precisa ser praticada apenas por pessoas e países ricos.

Quer nos ajudar a virar esse jogo? Uma boa forma de começar é fazendo uma doação mensal para nossos projetos sociais. Visite nossa página, veja as formas de ajudar e doe: Quero doar para a FBB.

Se quiser ler mais sobre o ranking, visite a matéria do IDIS e aproveite para baixar o estudo: https://www.idis.org.br/brasil-despenca-no-ranking-mundial-de-solidariedade/