Dia de Doar: a campanha por uma cultura de doação no Brasil

Dia de Doar | Doe para a Fundação Britânica

Para finalizar nossos conteúdos sobre doação nesse mês de novembro, nada melhor que falar sobre o próprio Dia de Doar, que ocorre todos os anos em todo o mundo.

Os organizadores, que fazem parte do Movimento por uma Cultura de Doação, definem o Dia de Doar (ou #DiaDeDoar) como “uma grande campanha para promover a cultura de doação no Brasil e no mundo. Somos um movimento, uma mobilização nacional que promove um país mais generoso e solidário, em especial para com as organizações da sociedade civil”.

Origem do Dia de Doar

O Dia de Doar se originou nos Estados Unidos em 2012, com o nome de Giving Tuesday, e foi criado por por duas organizações sediadas em Nova York: a Fundação das Nações Unidas, que apoia projetos da ONU, e a 92nd Street Y, um centro cultural e comunitário da cidade. Ele sempre ocorre na primeira terça-feira após a Black Friday e é ligado tanto a esse evento quanto ao Dia de Ação de Graças, um grande feriado americano.

No Brasil, a campanha foi realizada pela primeira vez em 2013, apenas 1 ano após seu lançamento. Sua organização fica a cargo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos e Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica, e conta com o apoio da Agência Benjamin. Essas organizações preparam tudo e disponibilizam vários materiais para que as ONGs brasileiras possam usar em sua comunicação.

A logo do Dia de Doar usado na imagem acima, por exemplo, foi criado por eles e disponibilizado para que pudéssemos usá-lo gratuitamente em nossa campanha.

Dia de Doar 2019

Em 2019 o Dia de Doar será celebrado em 3 de dezembro, primeira terça-feira do mês. Nesse dia centenas de organizações estarão a todo vapor, prontas para receber doações, e na expectativa para que milhões de brasileiros se engajem e contribuam para uma ONG ou causa que lhe agrade.

Nós, da Fundação Britânica, pedimos sua doação nesse dia. Também pedimos que você convide seus amigos para doar e nos ajude a espalhar a campanha para mais pessoas. Quanto mais gente se engajar, melhor!

Acesse nossa página para fazer uma doação: Quero doar para a FBB.

Todo dia é dia de doar. Mas uma vez por ano é dia de celebrar a doação. Quem tem coração doa, quem doa transforma. Esse é o #diadedoar!