Retrospectiva 2018: planos e projetos da Fundação Britânica de Beneficência

Retrospectiva 2018: os resultados e projetos da Fundação Britânica de Beneficência no ano

Chegamos ao final de 2018, um ano incrível para a Fundação Britânica: tiramos um novo projeto social para idosos do papel, aumentamos nosso número de beneficiários, viabilizamos centenas de compromissos médicos e terminamos esse ciclo com o sentimento de dever cumprido e a motivação para fazer ainda mais em 2019!

Retrospectiva 2018: Programas sociais

Somos uma ONG focada em idosos a nosso principal objetivo é melhorar a vida da população acima de 60 anos em São Paulo. Vamos recapitular nossas principais conquistas na área social em 2018:

Um novo projeto: Centro de Convivência para Idosos (CCI)

Já escrevemos bastante sobre o nosso Centro de Convivência para Idosos, que foi inaugurado em 16 de outubro e encerrou suas atividades de 2018 em 15 de dezembro, com um Sarau da Maturidade desenvolvido nesses 2 meses de projeto.

Nesse período recebemos 39 idosos diferentes e tivemos uma avaliação extremamente positiva, o que garantiu a continuidade do projeto nos mesmos moldes em 2019. Portanto, no fim de janeiro retomaremos as atividades na unidade Butantã da Cultura Inglesa.

Sarau da Maturidade 2018, organizado pela Fundação Britânica de Beneficência (FBB) para encerrar as atividades 2018 do Centro de Convivência para Idosos (CCI)

Programa Cuidar: consolidado e ampliado

No final do ano passado escrevi, aqui nesse blog, que os idosos beneficiários do Programa Cuidar foram acompanhados a mais de 200 compromissos médicos em 2017. Pois em 2018 ultrapassamos os 300 acompanhamentos no Programa Cuidar! E, nos últimos meses do ano, esse número ficou acima de 50 – o que indica uma tendência de crescimento ainda maior para 2019.

Em 2018 também pudemos ampliar esse projeto para os idosos residentes na instituição que apoiamos em nosso Programa Multiplicar. A expansão só foi possível graças ao apoio que recebemos da 99 em seu edital 99 Transforma, e torcemos para que novos parceiros nos ajudem com essa causa no ano que vem.

Programa Multiplicar: integrando idosos com jovens

O Programa Multiplicar também recebeu nossa atenção em 2018. Além dos acompanhamentos médicos que passamos a fazer, como descrito no tópico anterior, continuamos viabilizando ações de voluntariado com escolas e empresas na instituição que apoiamos.

Nesse sentido, a principal ação do ano foi o voluntariado de alunos da St. Paul’s School na Casa Madre Teodora, quando cerca de 20 alunas passaram uma manhã inteira com os idosos. Teve café da manhã, bingo, manicure, música e muita diversão para todos!

Alunas do St. Paul's fazendo voluntariado com a Fundação Britânica
Como parte do Programa Multiplicar, levamos alunas do St. Paul’s para voluntariado por uma manhã com os idosos do Madre Teodora.

Aumento de quase 50% no número de beneficiários

Graças a essas ações conseguimos aumentar em quase 50% o número total de atendidos pela FBB em comparação com 2017, chegando a 156 idosos que se beneficiaram de forma direta do nosso trabalho aqui na Fundação Britânica em 2018!

É um crescimento muito expressivo e que mostra que estamos no caminho certo para, cada vez mais, impactar positivamente a vida dos idosos em situação de vulnerabilidade em São Paulo.

Retrospectiva 2018: Institucional

Também tivemos boas notícias em outras áreas, como chegada de novos parceiros, eventos beneficentes e homenagens públicas ao nosso trabalho. Vamos a elas:

Reconhecimento público: a Salva de Prata

Em 2018 também recebemos uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo aos nossos 70 anos de trabalho pela causa do idoso: a Salva de Prata, a mais alta honraria concedida pela Câmara às organizações que prestam trabalhos relevantes para o município.

Fundação Britânica de Beneficência recebe a Salva de Prata
Sessão Solene de entrega da Salva de Prata para a Fundação Britânica, representada pela Vice-Presidente Rachel Govier, e do título de Cidadã Paulistana para a Sra. Gertrude Vigar, representada por seus familiares.

Evento beneficente: o Aniversário da Rainha

Também fomos beneficiados por um evento beneficente realizado pela British Society São Paulo. Em junho, cerca de 220 britânicos e descendentes se reuniram para celebrar o Aniversário da Rainha Elizabeth II e toda a arrecadação da noite foi direcionada para nossos projetos sociais.

Com a ajuda do público presente e dos nossos patrocinadores, levantamos R$ 50 mil para custear nossos projetos sociais no 2º semestre de 2018.

Arte do evento beneficente Aniversário da Rainha, organizado pela British Society em prol da Fundação Britânica de Beneficência.

Outras conquistas

Para finalizar nossa Retrospectiva 2018, temos que lembrar as diversas opções de lazer que proporcionamos aos idosos – grande parte delas com o auxílio dos nossos parceiros – e a obtenção do nosso registro no Grande Conselho Municipal do Idoso, que pode nos ajudar a conseguir incentivos fiscais para as doações que recebermos no futuro.

Também nos envolvemos bastante com o Dia de Doar e conseguimos engajar novos doadores e parceiros para a nossa causa.

Planos para 2019

Estamos analisando nossa Retrospectiva 2018 para definir os objetivos de 2019. Podemos afirmar que o Centro de Convivência seguirá funcionando no Butantã e que os Programas Cuidar e Multiplicar continuarão com o nível atual de serviço.

Também buscaremos novos parceiros que nos ajudem a ampliar nossos projetos sociais e nos permitam chegar mais perto do cumprimento da nossa missão, que é “preservar a dignidade e promover o bem estar de idosos em situação de vulnerabilidade, cuja autonomia e vínculos de proteção e de cuidado foram comprometidos pelo tempo, retribuindo, dessa forma, àqueles que fizeram tanto por nós“.

Gostou da nossa Retrospectiva 2018? Quer se envolver ou ser nosso parceiro para estar presente na de 2019? Deixe um comentário ou envia um e-mail para contato@fundacaobritanica.org.br que teremos prazer em conversar.

Por fim, aproveito para desejar um bom final de ano a todos em nome da Diretoria e da equipe da Fundação Britânica!