Retrospectiva 2020 da Fundação Britânica

Retrospectiva 2020 da Fundação Britânica de Beneficência

Pode-se dizer que 2020 foi um ano desafiador para a grande maioria da população mundial. A pandemia do coronavírus chegou e nos jogou num cenário de extrema incerteza e de muita preocupação. E não foi diferente para nós, da Fundação Britânica de Beneficência.

Vivemos e sobrevivemos ao que foi, provavelmente, o maior desafio dos nossos mais de 70 anos de história. Alguns dos questionamentos e dilemas que enfrentamos foram:

• Como continuar com nosso modelo de expansão, baseado em locais que promovem o encontro e a autonomia de idosos, quando as pessoas acima de 60 anos representam um público de alto risco para a doença?
  • Como transferir todas as atividades para o digital se grande parte do público idoso costuma apresentar grande dificuldade para aprender e se adaptar às novas tecnologias?
  • Como manter os nossos assistidos com saúde e em segurança com uma doença com alta taxa de transmissão à espreita?
  • Como continuar a reforçar a medicina preventiva se as idas ao médico passaram a representar um grande risco de saúde e tiveram que ser reduzidas ao máximo?
  • Como transmitir informação de qualidade em meio às várias incertezas, boatos e fake news que circularam ao longo de 2020? E como, neste cenário tão difícil, tratar de outros assuntos que também são importantes?
  • E, por fim, como ajudar a nossa comunidade – não só nossos assistidos, mas também nossos apoiadores e todas as outras pessoas que se relacionam conosco – a espairecer e pensar em outras coisas que não a pandemia?

Certamente não foi fácil, mas fizemos o nosso melhor para responder essas perguntas e resolver esses dilemas. Vamos à retrospectiva 2020 com as principais ações que tomamos ao longo do ano que, felizmente, já passou:

Número de beneficiários

Apesar de todas as dificuldades, conseguimos aumentar o nosso número de beneficiários em 22%, passando de 222 em 2019 para 270 em 2020. Isso aconteceu principalmente devido ao crescimento de Centro de Convivência para Idosos no começo do ano e à expansão que conseguimos fazer no Programa Multiplicar com a ajuda de alguns parceiros.

Mudanças no Centro de Convivência para Idosos

Iniciamos 2020 com 114 matriculados em nosso CCI, um aumento de 33% na comparação com os 86 matriculados do ano anterior. No entanto, tivemos que suspender as atividades presenciais no começo de março e, a partir de então, passamos a tocar este projeto de forma virtual.

Retrospectiva 2020 | Festa Virtual do Centro de Convivência para Idosos

Não foi um processo fácil para nós, nem para os nossos professores e muito menos para os idosos participantes. Tivemos que reduzir a nossa grade para 6 oficinas semanais, pois nem todas puderam ser adaptadas. E, apesar de todos os nossos esforços para engajar os idosos nesse novo formato, o número de participantes foi caindo no decorrer do ano por uma série de motivos: alguns não conseguiram se adaptar às ferramentas digitais; outros tiveram que apoiar suas famílias e ficar com os netos enquanto os filhos trabalhavam, devido ao fechamento das escolas, e não tiveram mais tempo para as atividades; e também tivemos gente que deixou de aparecer devido ao “cansaço virtual”, pois não aguentavam mais interagir com o mundo através de uma tela.

Com tudo isso, chegamos ao final do ano com 40 idosos ainda participando ativamente das nossas atividades. Mas isso não significa que abandonamos os outros. Mantivemos contato com todos por meio de telefonemas e mensagens de Whatsapp. E conseguimos a parceria de uma psicóloga voluntária que atendeu remotamente aqueles que estavam mais abalados com a pandemia e o isolamento social. Entre abril e dezembro fizemos 354 contatos telefônicos com os participantes do Centro, chegando a uma média de 40 ligações por mês ou 10 por semana.

Com relação ao Centro de Convivência para Idosos que íamos abrir em Paraisópolis, a pandemia nos pegou bem no início da implementação do projeto. Estávamos divulgando o CCI na comunidade e oferecendo alguns workshops para apresentar a nossa ideia e fazer uma demonstração das atividades que ofereceríamos. No momento em que suspendemos o projeto, já tínhamos 7 idosos matriculados e estávamos aumentando a lista de interessados. Mas, infelizmente, não pudemos levar esse processo adiante e dependemos da normalização da pandemia para recomeçar do zero.

Expansão do Programa Multiplicar

Graças aos nossos parceiros, pudemos incluir mais uma ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos – de São Paulo no nosso Programa Multiplicar e expandi-lo. Em meados de 2020, o Lar Bênção, que abriga 24 idosos em situação de vulnerabilidade, se juntou à Casa Madre Teodora dos Idosos, com seus 70 residentes, à nossa rede de beneficiários.

Além de um repasse financeiro mensal para auxiliá-los com suas despesas, também direcionamos uma série de doações a ambas instituições. Em 2020 enviamos cestas básicas, mantimentos, roupas, itens de higiene pessoal, máscaras, álcool em gel e presentes de Natal aos seus idosos.

Retrospectiva 2020 | Lar Bênção

Continuidade do Programa Cuidar

Como parte do Programa Cuidar, nós fizemos 536 acompanhamentos médicos com os nossos assistidos durante o ano de 2020. Isso dá uma média de 45 acompanhamentos por mês. Apesar de alto, o número representa uma queda de 18% com relação a 2019.

Devido à pandemia, a quantidade de consultas e exames médicos em que levamos nossos idosos diminuiu bastante. Mas ainda continuamos levando-os a seus tratamentos recorrentes e que não podiam ser adiados, além de também lidarmos com as urgências e emergências que surgiram no período.

Complementarmente, também mantivemos contatos telefônicos com os beneficiários deste Programa. No total fizemos 3.136 telefonemas a todos, numa média de 348 por mês, ou quase 90 por semana. Esse foi – e ainda é – o grande diferencial do nosso trabalho durante a pandemia. A nossa equipe de Projetos Sociais se desdobrou ao máximo para manter esse contato constante e regular. Dessa forma, reduzimos os abalos emocionais da pandemia, diminuímos o impacto de fake news, trabalhamos a saúde preventiva, e até a contribuímos com o isolamento deles com muita conversa e orientação.

Nas palavras de Isabela Vieira Bertho, responsável pela área: “Mais do que as consultas, acho que essa parte dos contatos telefônicos foi o mais importante do nosso trabalho no ano passado, inclusive com feedback extremamente positivo dos idosos, que sentiram a nossa atenção, carinho e preocupação com seu bem-estar.”

Manutenção dos Programas Acolher e Amparar

Mantivemos ambos os Programas sem alterações ao longo de 2020, tendo focado nossos esforços nas demais ações descritas nessa Retrospectiva 2020.

Parceria com a St. Paul’s School e com o seu PTA

Fortalecemos nossa parceria com a escola e com sua Associação de Pais e Mestres, conhecida como PTA. Mais uma vez fomos beneficiários da arrecadação feita pelos pais e alunos no seu evento International Day. Em 2020 o evento foi 100% online e contou com vários participantes, convidados ilustres, sorteios, rifas beneficentes e um engajamento incrível de toda a comunidade escolar. Foi essa parceria que nos possibilitou expandir o Programa Multiplicar e tirar mais algumas ideias do papel para benefício dos nossos idosos.

Além disso, a parceria rendeu ainda mais frutos: cestas básicas e produtos Bauducco que foram encaminhadas às ILPIs que apoiamos, presentes de Natal que foram entregues aos nossos beneficiários, cartas escritas pelos alunos para alguns idosos, além de produtos de higiene e de máscaras.

O apoio do St. Paul’s School e de sua comunidade foi essencial para atravessarmos o ano de 2020.

Outros destaques da Retrospectiva 2020

Vale destacar mais duas coisas muito bacanas que aconteceram com a gente em 2020:

Radionovela da FBB

Os participantes da nossa oficina de Teatro criaram uma radionovela que teve uma repercussão incrível e apareceu na Globo, no jornal Agora e no site da Folha de São Paulo. Foi ótimo ver um projeto feito com tanto carinho e num cenário tão desafiador repercutir dessa forma e ser reconhecido por tanta gente. A radionovela está disponível no Spotify e pode ser acessada aqui: Spotify da FBB

Retrospectiva 2020 | Radionovela Uma Aventura na Fazenda

Apoio do PESC-USP

Tivemos o apoio de um grupo de alunos da FEA-USP – Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo.

Por meio do PESC (Programa de Extensão de Serviços à Comunidade), recebemos o auxílio de alguns estudantes que se debruçaram sobre nossa estratégia de comunicação e nos ajudaram a revisá-la, melhorá-la e planejá-la para o futuro. Foi um processo extremamente rico, e ficamos muito felizes ao vermos jovens engajados em causas sociais e preocupados com a população idosa do Brasil.

Impactos da pandemia

Para fechar essa Retrospectiva 2020, vale destacar alguns impactos positivos e negativos que a pandemia teve em nosso trabalho:

Positivos

• 3.490 contatos telefônicos totais com os nossos beneficiários a partir de meados de março, numa média superior a 350 por mês, ou 90 por semana, ou quase 20 por dia.
  • 3.750 máscaras recebidas por doação de parceiros e distribuídas aos nossos idosos, ILPIs parceiras, equipe e cuidadores. Os principais doadores foram: Conexão Social da FGV, Tip Top e St. George Lodge da Ordem Maçônica.
  • 2 grandes campanhas de distribuição de álcool-gel para os idosos e seus cuidadores.
  • Criação e distribuição de 6 guias de prevenção que abarcaram a pandemia, acidentes domésticos e outros problemas de saúde.
  • 2 festas virtuais, feitas pelo Google Meet, com os beneficiários de nossos projetos, que contaram com apresentações musicais, bingo, sorteio de cestas de café da manhã e muitas outras atividades.

Negativos

• Tivemos 7 casos de Covid-19 entre nossos beneficiários diretos, sendo 6 no Programa Cuidar e 1 no Centro de Convivência para Idosos. Felizmente todos se curaram, embora alguns dos afetados tenham precisado de internação e acompanhamento médico intensivo.
  • Queda de cerca de 7% nas doações recebidas ao longo do ano, impactando a sustentabilidade financeira da Fundação Britânica.
  • Cancelamento de todos os eventos presenciais planejados, como a festa beneficente Aniversário da Rainha, as confraternizações com os idosos, idas ao teatro, chás da tarde e muitos outros.
  • Suspensão das atividades presenciais e fechamento temporário do projeto em Paraisópolis.

Conclusão

Fizemos muito ao longo de 2020 para lidar com o impacto da pandemia em todos os setores da Fundação Britânica de Beneficência. O foco principal sempre foi monitorar e ajudar os nossos beneficiários a passar por esse período difícil, fazendo tudo ao nosso alcance para apoiá-los física e mentalmente quando necessário.

Mas a pandemia também impactou outras áreas, como as nossas Finanças e os nossos Eventos, e graças a todo o trabalho duro da nossa Diretoria, da nossa equipe e dos nossos parceiros, conseguimos superá-los e chegamos a 2021 com o senso de dever cumprido.

Entre tantas notícias e momentos difíceis, fortalecemos a convicção de que o apoio mútuo é capaz de superar qualquer obstáculo.

Saímos desse processo fortalecidos e esperançosos de que 2021 vai representar um novo ciclo de superação e recomeço, quando poderemos deixar tudo isso para trás e retomar aos poucos a velha normalidade.

E encerramos a nossa Retrospectiva 2020 com um desejo a todos os nossos leitores, apoiadores e beneficiários: que todos estejam com saúde e que continuem se cuidando para superarmos a pandemia o mais rápido possível.

Seguiremos, juntos, neste e nos próximos anos.